COLAB 3.0
Uma jornada exploratória de Ambev sobre como Colabs podem gerar: 1) Ganho posicional/reputacional; 2) Servir como novas plataformas de negócios e 3) Catalisar inovação socioambiental corporativa.
Um projeto que já nasce com o DNA do diálogo aberto e horizontal, provocações interessadas e vulnerabilizações corajosas, a partir da interação entre Carla Purcino (que nos convidou para o projeto) e Felipe Cerchiari (nosso principal sponsor na cia) sobre as ações da Ambev durante a pandemia.
A partir daí, nos aliamos também com Simone Santos para completar o time Decah neste projeto e, do lado da Ambev, contamos com um grande time de participantes, mas não podemos deixar de mencionar a liderança de Tiago de Castro Costa e Leandro Mendonça, ambos do time de Inovação liderado pelo Felipe.
Fomos convidados a conceber e conduzir um processo cocriativo de diagnóstico, nivelamento e instrumentalização das áreas envolvidas/convidadas com o intuito de auxiliar a empresa a tomar consciência sobre:
Como Colabs podem ser estratégias potentes de inovação, ganhos de reputação e fontes de aprendizados de negócios através da experimentação em outros segmentos, territórios e públicos?
Para isso, desenvolvemos uma Proposta de Valor que contempla 3 dimensões:
1) Curadoria de cases de Colabs ao redor do mundo
Ao mergulhar no universo das Colabs, percebemos que as possibilidades de parcerias são infinitas. Porém, foi plenamente possível mapear certos padrões e estratégias comuns à maioria delas.
O estudo deu suporte para que equipes AMBEV pudessem entender as estratégias de engajamento, o retorno de reputação e os objetivos de negócios alcançados a partir de:
- Expansão de territórios e públicos;
- Sofisticação ou popularização de suas marcas e produtos;
- Novas funções e usabilidades;
- Novas abordagens e estratégias de geração de valor para sociedade e resolução de questões socioambientais.
2) Desenvolvimento e facilitação das sessões de cocriação
Como anfitriões de jornadas de inovação aberta, conectamos e incluímos diferentes perspectivas, expertises e intenções das partes de um sistema, sempre buscando celebrar a inteligência coletiva e pluralidade de vivências dos participantes e colocando à disposição nossa lente de experiência em moderação e facilitação de workshops estratégicos, para que o desafio da digitalização de abordagens, procedimentos e práticas possa evoluir da forma mais eficiente, produtiva e acolhedora possível.
Esse tipo de cuidado foi fundamental em função da amplitude hierárquica dos participantes presentes no processo (de líderes de marcas a trainees recém-chegados) e pela particularidade de cada uma das mais de 20 marcas de cerveja do portfólio envolvidas na jornada.
Ou seja, navegamos por um Metaprocesso, que permitiu com que várias partes estratégicas envolvidas pudessem, através de uma jornada teórica prática:
- Compreender o potencial dos Colabs de forma mais ampla;
- Nivelar percepções e aprendizados sobre os perfis de cada Colab;
- Mapear suas eventuais afinidades com os direcionadores estratégicos AMBEV e potenciais desafios de implementação;
- Priorizar segmentos e marcas do portfólio com mais sinergia para prototipar as experimentações dentro do tema e liderar novos aprendizados e protagonismos dentro do ecossistema;
- Idear (de forma estruturada e sob uma perspectiva multidisciplinar) as iniciativas com mais potencial de impacto e implementação;
- Convergir o processo criativo dentro de um Framework Estratégico de Síntese, customizado especialmente para o processo.
3) Compartilhamento da metodologia customizada
Temos como propósito fomentar comportamento colaborativo para catalisar cultura de inovação e, por isso, nos entendemos como instrumentalizadores de agentes de mudança, intraempreendedores e lideranças empresariais para adotarem as dimensões de cuidado de um bom processo cocriativo e a adquirirem amplitude ferramental, pois…
Não existe metodologia autoral proprietária que resolva problemas complexos sozinha.
Em função do hibridismo metodológico que adotamos na Decah, constantemente criamos, remixamos e adaptamos nossos artefatos para cada desafio ou jornada.
Artefatos são informações que uma equipe e as partes interessadas estratégicas usam para nivelar, clarificar e detalhar o produto/iniciativa que está sendo desenvolvido, as ações para produzi-lo e as cronologias de implementação durante o projeto. …
Ferramentas, frameworks, canvas e objetos são artefatos utilizados para dar mais clareza às indicações, padrões e intenções ao longo do processo.
Para essa jornada não foi diferente. Customizamos os frameworks de cada etapa, a fim de torná-los alinhados ao universo estratégico, cultural e ferramental de AMBEV.
A transferência de conhecimento que favorece a replicabilidade do que foi vivenciado no Metaprocesso foi realizada através do que resolvemos chamar de Manual de DNA da Colabs, pois nele dividimos com a corporação todas as instruções, conteúdos de nivelamento, elementos gráficos e frameworks para reprodução dos ambientes on-line que podem vir a dar suporte à sessões de cocriação autônomas num futuro.
INTENÇÕES (SEMENTES DE FUTUROS DESEJÁVEIS)
Esse processo coroa e valida nossa experiência e vivência em desenvolvimento de redes e ecossistemas de impacto para cocriarmos novas pontes, conexões, formatos associativos e arranjos colaborativos que tragam maior geração de valor sistêmico para as marcas e a sociedade, sempre colocando as partes estratégicas no centro do processo.
“Em um momento em que as colabs ganham cada vez mais destaque e importância, foi um prazer contar com toda a expertise da Carla e Decah na condução de um processo tão rico sobre o tema.
A parceria é a prova de que boas ideias são resultado da soma de histórias, insights e esforços de pessoas diferentes. Foram 5 dias de imersão em workshops que souberam nos tirar da zona de conforto e estimular a criatividade de todos. Foi incrível ver o engajamento do time ao longo das sessões, bem como o resultado final obtido.” Felipe Cerchiari - Innovation Director | Cervejaria Ambev
Estamos abertos a ajudar outras marcas, instituições e lideranças intelectuais / influenciadores a experimentarem Colabs como plataforma de inovação, educação, relacionamento e geração de valor compartilhado.
Sempre em frente