Sitemap
Press enter or click to view image in full size

Jornada de Atualização da Visão dos 50 anos Fundação Roberto Marinho

11 min readOct 20, 2022

--

Dois milhões de crianças e adolescentes com idade entre 11 e 19 anos no Brasil abandonaram a escola e não concluíram a educação básica durante os últimos dois anos, segundo pesquisa realizada pelo Ipec para o UNICEF. As principais razões apresentadas nesse estudo para a evasão escolar foram a necessidade de ingresso no mundo do trabalho (48% dos entrevistados) e desmotivação frente a dificuldades de aprendizagem e de acompanhamento de aulas e atividades (30%).

Diante desse cenário, é com muito orgulho que compartilhamos a Jornada da Decah de Atualização da Visão de 50 anos da Fundação Roberto Marinho (FRM), que há quase 50 anos contribui ativamente com conteúdos, metodologias e projetos para ensinar, impactar e mobilizar a sociedade brasileira, com foco em três áreas de atuação: Educação, Cultura, Comunicação. Só através do Telecurso, mais de 1,6 milhão de crianças foram beneficiadas e concluíram seus estudos.

HUMILDADE AO ENTRAR EM UM NOVO DESAFIO

A Fundação Roberto Marinho, antes de iniciar o projeto junto a Decah, já estava refletindo sobre a sua atuação no combate à exclusão e à evasão escolar durante os dois anos de pandemia de COVID-19, que prejudicou imensamente a educação de crianças e adolescentes, especialmente de grupos mais vulneráveis, desenvolvendo e aprimorando projetos como o “Juventudes e a Pandemia: E Agora?”, que já está na sua terceira edição. Esse projeto tem como objetivo mapear a percepção dos jovens brasileiros sobre os efeitos da pandemia em suas vidas e como cuidar desses desafios política e socialmente. Outro projeto é o Co.Liga, uma escola livre, que tem como foco apoiar a inclusão de jovens no campo da Economia Criativa, por meio da oferta de cursos gratuitos.

O momento de trabalho foi, portanto, auspicioso, também porque o Futura completou 25 anos em 2022. O canal é fruto de uma parceria estratégica de instituições da iniciativa privada que se uniram para investir socialmente na educação brasileira. Em pesquisa realizada pelo Datafolha, 94% dos professores e professoras do Brasil reconheceram que o Futura contribuiu para o seu trabalho durante o contexto da pandemia e mais de 80% desses profissionais declarou que o conteúdo os inspirou a planejarem e elaborarem suas aulas.

Nesse panorama e com esse desafio, iniciamos e Jornada junto à Fundação Roberto Marinho, uma instituição com reputação robusta e que apresenta indicadores-chave de desempenho (KPI’s Sociais) que refletem como a Fundação é valiosa para o desenvolvimento de uma cultura de Investimento Social Privado no país, no que diz respeito à responsabilidade socioambiental e à sua reputação institucional forte.

“Nossa trajetória nos deu a humildade para compreender que nenhuma pessoa, instituição, metodologia ou interpretação autoral tem a capacidade de resolver problemas complexos sozinhos.” (Vinicius de Paula Machado)

A Decah é uma empresa B que estimula comportamentos colaborativos para catalisar a cultura de inovação. Portanto, busca facilitar a construção de produtos, serviços, experiências e estratégias que respondam aos movimentos de mercado e ao comportamento do consumidor de forma inovadora. As Jornadas de Inovação Aberta da Decah são metodologias desenvolvidas pela empresa para curadoria metodológica, com foco em geração de impacto sistêmico, incluindo e absorvendo insights, diretrizes e outros conteúdos estratégicos já existentes / em desenvolvimento dentro da empresa que apoiamos, a fim de obter sinergia com o que já foi e está sendo praticado na estrutura do cliente.

Na Jornada de Inovação da Decah com a Fundação Roberto Marinho (FRM), incluímos na Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM e seus cards de Detalhamento Estratégico o estudo de INDICADORES FRM, que garantem a efetividade das ações dentro de qualquer frente estratégica ou projeto.

HISTÓRICO

A Decah já atuou junto à Fundação Roberto Marinho em 2020, quando facilitou e aprimorou a pedagogia de workshops digitais de Brand Position “Uma Só Globo”, antes realizados presencialmente, para a área de Design Estratégico e Marca, com o objetivo de alinhar de forma padronizada a imagem, o posicionamento e o discurso de marcas daquele ecossistema, e aplicarmos essa abordagem na área de Tecnologia/HUB Digital, Globonews, Plataforma Receitas.com e a FRM.

Em consultoria do “Criança Esperança” 2022 (já foram compartilhados os aprendizados por aqui), que contou com a participação de representantes da Fundação, a Decah atuou como parceira estratégica fundamental no auxílio à melhoria da compreensão da priorização da agenda de Educação na FRM e de sua comprovada capacidade de tecer parcerias por todo Brasil ao redor do tema.

A convite do Secretário Geral da Fundação, João Alegria, a Decah retornou para cocriar as diretrizes dos próximos 50 anos da Fundação Roberto Marinho, unindo a necessidade da fundação com a habilidade da empresa de conduzir Jornadas de atualização de Propósitos, Visão, Valores e Teorias de Mudança.

Press enter or click to view image in full size

Ao longo da Jornada, entende-se que o processo participativo precisava levar em conta: um recap do histórico da instituição (temporalizar); a colocação das partes estratégicas no centro do processo (externalizar); a promoção de insumos de comunicação/narrativa alinhados às dimensões de atuação atual (combinar); e o engajamento dos times envolvidos no alinhamento de um novo norte comum (internalizar), para trazer ainda mais legitimidade para a atualização da Visão.

Com todos os desafios que surgiram após a pandemia, a Fundação se propõe a repensar sua atuação para os próximos 50 anos; assim, a Decah facilita a cocriação de uma visão de futuro capaz de preservar o mandato original da FRM, de abarcar as urgências da sociedade, de oportunizar o fortalecimento da vocação da Fundação e de revalidar os votos de compromisso da FRM com o direito de todos à educação e seu potencial de impacto e transformação no Brasil.

A Decah promove práticas multidisciplinares e facilita a materialização de soluções e inovações, a partir de questionamentos, provocações e perspectivas dos participantes sobre e para a Fundação.

JORNADA EM 3 MOMENTOS

Durante aproximadamente 3 (três) meses, sendo alguns deles de workshop imersivo, a Jornada foi organizada em três momentos:

  1. Rito de escuta de colaboradores e colaboradoras da Fundação

A primeira fase da Jornada de Atualização da Visão 50 anos Fundação Roberto Marinho (FRM) foi de entendimento comum sobre a Visão de Futuro e quem deverá compor esse ecossistema.

A Decah compartilhou um questionário para os colaboradores e as colaboradoras da FRM, buscando depoimentos e insights sobre a percepção dos valores e da missão da Fundação. Assim, o conhecimento sobre as possíveis convergências e divergências internas foi aprimorado, e o histórico da FRM resgatado. Foram quase 100 pessoas contribuindo com sua voz e visão nesse momento do processo.

Também foi feita a análise de materiais já produzidos e do benchmarking de organizações existentes por meio de um questionário on-line, que teve a participação de 90 (noventa) colaboradores da Fundação.

Faz parte do rito da Decah ouvir o máximo de stakeholders estratégicos possível, independentemente do nível hierárquico e do tempo de casa. É um processo fundamental e que cuida do mapeamento de alguns padrões, desafios e temas relevantes, e levanta quais as expectativas da Fundação em relação ao nosso trabalho. Objetivou-se, portanto, um entendimento inicial sobre a percepção dos colaboradores da FRM a respeito de desafios, oportunidades e possibilidades de futuro.

“Cada iniciativa deve ser uma experiência pioneira, e cada experiência deve indicar uma metodologia, criar um modelo, de forma que nenhuma de suas atividades se esgote em si mesmo, mas aponte um caminho, que assegure a Fundação Roberto Marinho uma futura condição de ‘banco de modelos’, uma fornecedora, para entidades públicas e privadas, de matrizes de atuação nas mais diversas áreas.” (Roberto Marinho).

Uma das peculiaridades com relação às metodologias da Fundação Roberto Marinho é que elas são capazes de produzir soluções criativas, escalonáveis e efetivas para promover a equidade, em consonância com o fato do Grupo Globo ser um canal de comunicação com bastante influência no país. Inúmeros lugares que, pelos desafios de distância e acesso, não recebem educação de qualidade, conseguem ter o suporte da instituição.

Press enter or click to view image in full size

2. Diagnóstico Participativo

Depois da primeira fase, foi feita uma análise aprofundada das 90 (noventa) respostas dos questionários e outros materiais internos, buscando conhecer os campos de atuação aos quais a Fundação Roberto Marinho se dedica, em que posição atualmente a instituição se encontra e como está caminhando para o futuro.

O olhar sistêmico sobre os desafios foi aprofundado, analisando as estratégias de engajamento com parceiros externos e as perspectivas para a identificação de problemas, oportunidades e futuros desejáveis. Foram também mapeadas as possibilidades de ampliação de atuação, (re)inovações de estratégias de atuação de projetos e novas possibilidades para o fortalecimento de parcerias. Foram analisados os parceiros estratégicos, os projetos e entendimentos acerca das vocações da Fundação.

Para isso, dividiu-se os colaboradores e as colaboradoras em três grupos de trabalho: Lab Educacional, Operação e Institucional. Para cada grupo, foi realizado um encontro imersivo com duração de 1 (um) dia, onde os integrantes compartilharam sua visão de especialidade sobre:

  • Os futuros desejáveis;
  • Contexto em que estão inseridos na Fundação e no país (como, por exemplo, os desafios da educação no Brasil pós-pandemia);
  • Os projetos que já aconteceram na Fundação e os que estão em andamento;
  • Quais as partes estratégicas que se relacionavam com esse grupo;
  • Qual a fortaleza da relação entre essas partes estratégicas e a Fundação Roberto Marinho;
  • Quais as estratégias de engajamento para fortalecer as parcerias;
  • Quais eram os stakeholders com mais possibilidades/ oportunidades para o futuro da Fundação e quais eram estratégias para os próximos passos — a Decah possui profunda experiência em facilitar processos com múltiplos stakeholders e construir estratégias de engajamento e de impacto convergentes e factíveis;

Portanto, essa etapa teve como foco estimular a cultura de diálogo, a escuta ativa e a segurança psicológica de todas as áreas internas da Fundação, gerando senso de pertencimento e manifestando a ética do cuidado durante a Jornada.

Press enter or click to view image in full size

Durante essa etapa, ocorreu, concomitantemente, a etapa interna de Customização dos frameworks do Sprint de Refinamento, de acordo com o universo estratégico cultural da Fundação e inspirada na organização dos resultados das fases anteriores. Essa etapa interna inclui os indicadores recém-lançados e a sugestão da reorganização dos valores (ainda em construção) no desenvolvimento dos frameworks das frentes estratégicas que darão suporte à nova visão.

Press enter or click to view image in full size

3. Sprint de refinamento de narrativas e detalhamento das frentes estratégicas

Durante a etapa anterior (Diagnóstico Participativo), foram analisados os parceiros estratégicos, os projetos e entendimentos acerca das vocações da Fundação. Nessa fase, o foco não era mais sobre os projetos e as áreas de atuação da Fundação Roberto Marinho (como ocorreu nas fases anteriores), mas sobre os campos de atuação e as iniciativas, uma vez que essas são mais plurais e com abordagens mais multidisciplinares.

Assim, foi feito um exercício de convergência das inteligências coletivas presentes em cada grupo escutado e analisado nas etapas anteriores (Lab Educacional, Operação e Institucional), representando os 3 (três) GTs da fase anterior, para o refinamento e a validação da Mandala Estratégica da Visão dos 50 anos da Fundação Roberto Marinho.

Foram detalhadas 9 (nove) frentes estratégicas em cards de Detalhamento Estratégico, os quais reforçam o desejo de uma cultura de trabalho interdisciplinar e menos restrita ao entendimento tradicional de áreas, além de servirem de insumos para o planejamento orçamentário e sua implementação nos próximos anos, ampliando assim a capacidade de materialização de futuros que entreguem soluções integradas no mandato da Fundação e de alto potencial de associatividade com parceiros externos e fomentadores.

Assim, foram validados e lapidados os campos de atuação e as frentes estratégicas que dão suporte à materialização da nova visão da Fundação Roberto Marinho.

Press enter or click to view image in full size

Mandala de Priorização Estratégica

Ao final da Jornada, oficializou-se a Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM como resultado do acordo coletivo dos encontros imersivos realizados na etapa 2 (Diagnóstico Participativo), a qual resume as intencionalidades da Fundação, inspirada por essa data de grande relevância.

O desafio de gerar a mandala ainda durante os encontros imersivos é bastante gratificante, pois engloba um processo de respeito à inteligência coletiva, sem dinâmicas de “ganha- perde” — como votações artificializadas ou aposta em uma “única grande idéia” -, proporcionando ao grupo a oportunidade de visualizar o resultado de suas ações durante diversos momentos da Jornada. A Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM passa a servir como um instrumento norteador para os próximos passos da Fundação Roberto Marinho e como um reforço do compromisso da FRM em manifestar a sua visão de futuro ainda no presente.

Press enter or click to view image in full size

Perfil da atuação Decah

A dedicação ao restabelecimento da educação no Brasil foi uma grande oportunidade, especialmente em um cenário pós-pandemia, juntamente com diversos atores de relevância e notório conhecimento sobre o tema. Durante dois meses e meio, a Decah conduziu a Jornada para que os times se reconhecessem e pensassem os caminhos possíveis para o futuro da Fundação Roberto Marinho.

A confiança dos participantes dos três grupos depositada no trabalho da Decah durante a Jornada gerou resultados potentes para a preparação do aniversário de 50 anos da Fundação.

O tempo médio de atuação profissional de colaboradores e colaboradoras junto à Fundação Roberto Marinho é de 20 anos, o que permite que o processo seja uma renovação de votos para o futuro. A Jornada contou com a cocriação de uma cultura interdisciplinar, mesclando grupos por agendas ou territórios de atuação, e resgatando novas formas de solucionar desafios complexos. A Decah acredita que esse processo colaborativo é a base de um olhar mais regenerativo para dentro e para fora da Fundação.

O principal objetivo da Decah é possibilitar segurança psicológica e um olhar ecossistêmico; por isso, é de suma importância ouvir vozes de diferentes perspectivas da Fundação. O resultado desse trabalho passa a ser mais estratégico à medida que mais pessoas são acolhidas, consideradas e vivenciam o senso de pertencimento, já que o material humano é peça-chave para a concretização da visão, das articulações nos campos de atuação e para os planos de ação da Fundação. Por essa razão, é um grande valor para a Decah contribuir com um espaço seguro de produção de conhecimento coletivo, onde não só o bem-estar emocional seja cuidado, mas também a qualidade da entrega de todos e todas.

Todo o trabalho desenvolvido colaborativamente pela Decah tem continuidade, não cessando ao final dos encontros imersivos. A Decah dispõe de ferramentas para que a Fundação pratique e aprimore o plano de ação desenhado pelos times.

Press enter or click to view image in full size

Reflexões finais e agradecimentos à Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho é uma articulista de impacto, uma plataforma de diálogo sobre o uso da educação, com a ambição de ajudar a (re)tecer o tecido social brasileiro ao redor da educação. Assim, é um enorme prazer para a Decah fazer parte dessa Jornada.

Essa Jornada acaba consolidando o tema central da agenda da Decah esse ano: educação. Ao longo de 2022, a empresa trabalhou em diversos projetos voltados para essa área, como Criança Esperança, participou de programas de capacitação, como Digital Futures Lab, e pelo segundo ano consecutivo da “Jornada Formativa dos Multiplicadores Bs” como estrategistas de impacto. Para a Decah, nada poderia ser mais dignificante e necessário do que isso, tendo em vista a disparidade de oportunidades já existentes, que se ampliou em função da pandemia de COVID-19.

Por fim, a Decah agradece especialmente à equipe: foi um privilégio e uma felicidade imensa poder contar na equipe com pessoas como a Simone Santos e a Caroline Lessa, ambas especialistas em Planejamento e Comunicação, apoiando e abrilhantando os resultados dessa Jornada.

Press enter or click to view image in full size

--

--

Vinicius De Paula Machado
Vinicius De Paula Machado

Written by Vinicius De Paula Machado

Empreendedor social, sócio fundador da Decah uma empresa B que fomenta comportamento colaborativo para catalisar cultura de inovação social

No responses yet