Jornada de Atualização da Visão 50 anos Fundação Roberto Marinho

Vinicius De Paula Machado
11 min readOct 20, 2022

--

Dois milhões de crianças e adolescentes com idade entre 11 e 19 anos no Brasil abandonaram a escola e não concluíram a educação básica durante os últimos dois anos, segundo pesquisa realizada pelo Ipec para o UNICEF. As principais razões apresentadas nesse estudo para a evasão escolar foram a necessidade de ingresso no mundo do trabalho (48% dos entrevistados) e desmotivação frente a dificuldades de aprendizagem e de acompanhamento de aulas e atividades (30%).

Diante desse cenário, é com muito orgulho que compartilhamos a Jornada da Decah de Atualização da Visão de 50 anos da Fundação Roberto Marinho (FRM), que há quase 50 anos contribui ativamente com conteúdos, metodologias e projetos para ensinar, impactar e mobilizar a sociedade brasileira, com foco em três áreas de atuação: Educação, Cultura, Comunicação. Só através do Telecurso, mais de 1,6 milhão de crianças foram beneficiadas e concluíram seus estudos.

HUMILDADE AO ENTRAR EM UM NOVO DESAFIO

A Fundação Roberto Marinho, antes de iniciar o projeto junto a Decah, já estava refletindo sobre a sua atuação no combate à exclusão e à evasão escolar durante os dois anos de pandemia de COVID-19, que prejudicou imensamente a educação de crianças e adolescentes, especialmente de grupos mais vulneráveis, desenvolvendo e aprimorando projetos como o “Juventudes e a Pandemia: E Agora?”, que já está na sua terceira edição. Esse projeto tem como objetivo mapear a percepção dos jovens brasileiros sobre os efeitos da pandemia em suas vidas e como cuidar desses desafios política e socialmente. Outro projeto é o Co.Liga, uma escola livre, que tem como foco apoiar a inclusão de jovens no campo da Economia Criativa, por meio da oferta de cursos gratuitos.

O momento de trabalho foi, portanto, auspicioso, também porque o Futura completou 25 anos em 2022. O canal é fruto de uma parceria estratégica de instituições da iniciativa privada que se uniram para investir socialmente na educação brasileira. Em pesquisa realizada pelo Datafolha, 94% dos professores e professoras do Brasil reconheceram que o Futura contribuiu para o seu trabalho durante o contexto da pandemia e mais de 80% desses profissionais declarou que o conteúdo os inspirou a planejarem e elaborarem suas aulas.

Nesse panorama e com esse desafio, iniciamos e Jornada junto à Fundação Roberto Marinho, uma instituição com reputação robusta e que apresenta indicadores-chave de desempenho (KPI’s Sociais) que refletem como a Fundação é valiosa para o desenvolvimento de uma cultura de Investimento Social Privado no país, no que diz respeito à responsabilidade socioambiental e à sua reputação institucional forte.

“Nossa trajetória nos deu a humildade para compreender que nenhuma pessoa, instituição, metodologia ou interpretação autoral tem a capacidade de resolver problemas complexos sozinhos.” (Vinicius de Paula Machado)

A Decah é uma empresa B que estimula comportamentos colaborativos para catalisar a cultura de inovação. Portanto, busca facilitar a construção de produtos, serviços, experiências e estratégias que respondam aos movimentos de mercado e ao comportamento do consumidor de forma inovadora. As Jornadas de Inovação Aberta da Decah são metodologias desenvolvidas pela empresa para curadoria metodológica, com foco em geração de impacto sistêmico, incluindo e absorvendo insights, diretrizes e outros conteúdos estratégicos já existentes / em desenvolvimento dentro da empresa que apoiamos, a fim de obter sinergia com o que já foi e está sendo praticado na estrutura do cliente.

Na Jornada de Inovação da Decah com a Fundação Roberto Marinho (FRM), incluímos na Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM e seus cards de Detalhamento Estratégico o estudo de INDICADORES FRM, que garantem a efetividade das ações dentro de qualquer frente estratégica ou projeto.

HISTÓRICO

A Decah já atuou junto à Fundação Roberto Marinho em 2020, quando facilitou e aprimorou a pedagogia de workshops digitais de Brand Position “Uma Só Globo”, antes realizados presencialmente, para a área de Design Estratégico e Marca, com o objetivo de alinhar de forma padronizada a imagem, o posicionamento e o discurso de marcas daquele ecossistema, e aplicarmos essa abordagem na área de Tecnologia/HUB Digital, Globonews, Plataforma Receitas.com e a FRM.

Em consultoria do “Criança Esperança” 2022 (já foram compartilhados os aprendizados por aqui), que contou com a participação de representantes da Fundação, a Decah atuou como parceira estratégica fundamental no auxílio à melhoria da compreensão da priorização da agenda de Educação na FRM e de sua comprovada capacidade de tecer parcerias por todo Brasil ao redor do tema.

A convite do Secretário Geral da Fundação, João Alegria, a Decah retornou para cocriar as diretrizes dos próximos 50 anos da Fundação Roberto Marinho, unindo a necessidade da fundação com a habilidade da empresa de conduzir Jornadas de atualização de Propósitos, Visão, Valores e Teorias de Mudança.

Ao longo da Jornada, entende-se que o processo participativo precisava levar em conta: um recap do histórico da instituição (temporalizar); a colocação das partes estratégicas no centro do processo (externalizar); a promoção de insumos de comunicação/narrativa alinhados às dimensões de atuação atual (combinar); e o engajamento dos times envolvidos no alinhamento de um novo norte comum (internalizar), para trazer ainda mais legitimidade para a atualização da Visão.

Com todos os desafios que surgiram após a pandemia, a Fundação se propõe a repensar sua atuação para os próximos 50 anos; assim, a Decah facilita a cocriação de uma visão de futuro capaz de preservar o mandato original da FRM, de abarcar as urgências da sociedade, de oportunizar o fortalecimento da vocação da Fundação e de revalidar os votos de compromisso da FRM com o direito de todos à educação e seu potencial de impacto e transformação no Brasil.

A Decah promove práticas multidisciplinares e facilita a materialização de soluções e inovações, a partir de questionamentos, provocações e perspectivas dos participantes sobre e para a Fundação.

JORNADA EM 3 MOMENTOS

Durante aproximadamente 3 (três) meses, sendo alguns deles de workshop imersivo, a Jornada foi organizada em três momentos:

  1. Rito de escuta de colaboradores e colaboradoras da Fundação

A primeira fase da Jornada de Atualização da Visão 50 anos Fundação Roberto Marinho (FRM) foi de entendimento comum sobre a Visão de Futuro e quem deverá compor esse ecossistema.

A Decah compartilhou um questionário para os colaboradores e as colaboradoras da FRM, buscando depoimentos e insights sobre a percepção dos valores e da missão da Fundação. Assim, o conhecimento sobre as possíveis convergências e divergências internas foi aprimorado, e o histórico da FRM resgatado. Foram quase 100 pessoas contribuindo com sua voz e visão nesse momento do processo.

Também foi feita a análise de materiais já produzidos e do benchmarking de organizações existentes por meio de um questionário on-line, que teve a participação de 90 (noventa) colaboradores da Fundação.

Faz parte do rito da Decah ouvir o máximo de stakeholders estratégicos possível, independentemente do nível hierárquico e do tempo de casa. É um processo fundamental e que cuida do mapeamento de alguns padrões, desafios e temas relevantes, e levanta quais as expectativas da Fundação em relação ao nosso trabalho. Objetivou-se, portanto, um entendimento inicial sobre a percepção dos colaboradores da FRM a respeito de desafios, oportunidades e possibilidades de futuro.

“Cada iniciativa deve ser uma experiência pioneira, e cada experiência deve indicar uma metodologia, criar um modelo, de forma que nenhuma de suas atividades se esgote em si mesmo, mas aponte um caminho, que assegure a Fundação Roberto Marinho uma futura condição de ‘banco de modelos’, uma fornecedora, para entidades públicas e privadas, de matrizes de atuação nas mais diversas áreas.” (Roberto Marinho).

Uma das peculiaridades com relação às metodologias da Fundação Roberto Marinho é que elas são capazes de produzir soluções criativas, escalonáveis e efetivas para promover a equidade, em consonância com o fato do Grupo Globo ser um canal de comunicação com bastante influência no país. Inúmeros lugares que, pelos desafios de distância e acesso, não recebem educação de qualidade, conseguem ter o suporte da instituição.

2. Diagnóstico Participativo

Depois da primeira fase, foi feita uma análise aprofundada das 90 (noventa) respostas dos questionários e outros materiais internos, buscando conhecer os campos de atuação aos quais a Fundação Roberto Marinho se dedica, em que posição atualmente a instituição se encontra e como está caminhando para o futuro.

O olhar sistêmico sobre os desafios foi aprofundado, analisando as estratégias de engajamento com parceiros externos e as perspectivas para a identificação de problemas, oportunidades e futuros desejáveis. Foram também mapeadas as possibilidades de ampliação de atuação, (re)inovações de estratégias de atuação de projetos e novas possibilidades para o fortalecimento de parcerias. Foram analisados os parceiros estratégicos, os projetos e entendimentos acerca das vocações da Fundação.

Para isso, dividiu-se os colaboradores e as colaboradoras em três grupos de trabalho: Lab Educacional, Operação e Institucional. Para cada grupo, foi realizado um encontro imersivo com duração de 1 (um) dia, onde os integrantes compartilharam sua visão de especialidade sobre:

  • Os futuros desejáveis;
  • Contexto em que estão inseridos na Fundação e no país (como, por exemplo, os desafios da educação no Brasil pós-pandemia);
  • Os projetos que já aconteceram na Fundação e os que estão em andamento;
  • Quais as partes estratégicas que se relacionavam com esse grupo;
  • Qual a fortaleza da relação entre essas partes estratégicas e a Fundação Roberto Marinho;
  • Quais as estratégias de engajamento para fortalecer as parcerias;
  • Quais eram os stakeholders com mais possibilidades/ oportunidades para o futuro da Fundação e quais eram estratégias para os próximos passos — a Decah possui profunda experiência em facilitar processos com múltiplos stakeholders e construir estratégias de engajamento e de impacto convergentes e factíveis;

Portanto, essa etapa teve como foco estimular a cultura de diálogo, a escuta ativa e a segurança psicológica de todas as áreas internas da Fundação, gerando senso de pertencimento e manifestando a ética do cuidado durante a Jornada.

Durante essa etapa, ocorreu, concomitantemente, a etapa interna de Customização dos frameworks do Sprint de Refinamento, de acordo com o universo estratégico cultural da Fundação e inspirada na organização dos resultados das fases anteriores. Essa etapa interna inclui os indicadores recém-lançados e a sugestão da reorganização dos valores (ainda em construção) no desenvolvimento dos frameworks das frentes estratégicas que darão suporte à nova visão.

3. Sprint de refinamento de narrativas e detalhamento das frentes estratégicas

Durante a etapa anterior (Diagnóstico Participativo), foram analisados os parceiros estratégicos, os projetos e entendimentos acerca das vocações da Fundação. Nessa fase, o foco não era mais sobre os projetos e as áreas de atuação da Fundação Roberto Marinho (como ocorreu nas fases anteriores), mas sobre os campos de atuação e as iniciativas, uma vez que essas são mais plurais e com abordagens mais multidisciplinares.

Assim, foi feito um exercício de convergência das inteligências coletivas presentes em cada grupo escutado e analisado nas etapas anteriores (Lab Educacional, Operação e Institucional), representando os 3 (três) GTs da fase anterior, para o refinamento e a validação da Mandala Estratégica da Visão dos 50 anos da Fundação Roberto Marinho.

Foram detalhadas 9 (nove) frentes estratégicas em cards de Detalhamento Estratégico, os quais reforçam o desejo de uma cultura de trabalho interdisciplinar e menos restrita ao entendimento tradicional de áreas, além de servirem de insumos para o planejamento orçamentário e sua implementação nos próximos anos, ampliando assim a capacidade de materialização de futuros que entreguem soluções integradas no mandato da Fundação e de alto potencial de associatividade com parceiros externos e fomentadores.

Assim, foram validados e lapidados os campos de atuação e as frentes estratégicas que dão suporte à materialização da nova visão da Fundação Roberto Marinho.

Mandala de Priorização Estratégica

Ao final da Jornada, oficializou-se a Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM como resultado do acordo coletivo dos encontros imersivos realizados na etapa 2 (Diagnóstico Participativo), a qual resume as intencionalidades da Fundação, inspirada por essa data de grande relevância.

O desafio de gerar a mandala ainda durante os encontros imersivos é bastante gratificante, pois engloba um processo de respeito à inteligência coletiva, sem dinâmicas de “ganha- perde” — como votações artificializadas ou aposta em uma “única grande idéia” -, proporcionando ao grupo a oportunidade de visualizar o resultado de suas ações durante diversos momentos da Jornada. A Mandala Estratégica Visão 50 anos FRM passa a servir como um instrumento norteador para os próximos passos da Fundação Roberto Marinho e como um reforço do compromisso da FRM em manifestar a sua visão de futuro ainda no presente.

Perfil da atuação Decah

A dedicação ao restabelecimento da educação no Brasil foi uma grande oportunidade, especialmente em um cenário pós-pandemia, juntamente com diversos atores de relevância e notório conhecimento sobre o tema. Durante dois meses e meio, a Decah conduziu a Jornada para que os times se reconhecessem e pensassem os caminhos possíveis para o futuro da Fundação Roberto Marinho.

A confiança dos participantes dos três grupos depositada no trabalho da Decah durante a Jornada gerou resultados potentes para a preparação do aniversário de 50 anos da Fundação.

O tempo médio de atuação profissional de colaboradores e colaboradoras junto à Fundação Roberto Marinho é de 20 anos, o que permite que o processo seja uma renovação de votos para o futuro. A Jornada contou com a cocriação de uma cultura interdisciplinar, mesclando grupos por agendas ou territórios de atuação, e resgatando novas formas de solucionar desafios complexos. A Decah acredita que esse processo colaborativo é a base de um olhar mais regenerativo para dentro e para fora da Fundação.

O principal objetivo da Decah é possibilitar segurança psicológica e um olhar ecossistêmico; por isso, é de suma importância ouvir vozes de diferentes perspectivas da Fundação. O resultado desse trabalho passa a ser mais estratégico à medida que mais pessoas são acolhidas, consideradas e vivenciam o senso de pertencimento, já que o material humano é peça-chave para a concretização da visão, das articulações nos campos de atuação e para os planos de ação da Fundação. Por essa razão, é um grande valor para a Decah contribuir com um espaço seguro de produção de conhecimento coletivo, onde não só o bem-estar emocional seja cuidado, mas também a qualidade da entrega de todos e todas.

Todo o trabalho desenvolvido colaborativamente pela Decah tem continuidade, não cessando ao final dos encontros imersivos. A Decah dispõe de ferramentas para que a Fundação pratique e aprimore o plano de ação desenhado pelos times.

Reflexões finais e agradecimentos à Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho é uma articulista de impacto, uma plataforma de diálogo sobre o uso da educação, com a ambição de ajudar a (re)tecer o tecido social brasileiro ao redor da educação. Assim, é um enorme prazer para a Decah fazer parte dessa Jornada.

Essa Jornada acaba consolidando o tema central da agenda da Decah esse ano: educação. Ao longo de 2022, a empresa trabalhou em diversos projetos voltados para essa área, como Criança Esperança, participou de programas de capacitação, como Digital Futures Lab, e pelo segundo ano consecutivo da “Jornada Formativa dos Multiplicadores Bs” como estrategistas de impacto. Para a Decah, nada poderia ser mais dignificante e necessário do que isso, tendo em vista a disparidade de oportunidades já existentes, que se ampliou em função da pandemia de COVID-19.

Por fim, a Decah agradece especialmente à equipe: foi um privilégio e uma felicidade imensa poder contar na equipe com pessoas como a Simone Santos e a Caroline Lessa, ambas especialistas em Planejamento e Comunicação, apoiando e abrilhantando os resultados dessa Jornada.

--

--

Vinicius De Paula Machado

Empreendedor social, sócio fundador da Decah uma empresa B que fomenta comportamento colaborativo para catalisar cultura de inovação social