Sitemap
9 min readAug 29, 2025

--

Press enter or click to view image in full size

Este artigo é uma versão atualizada de um texto que publicamos anteriormente no Medium. Naquele momento, apresentamos nossa metodologia COLAB 3.0, desenvolvida e aplicada inicialmente para o portfólio de cervejas da AMBEV.

Nesta nova edição, integramos as lições aprendidas ao aplicar a mesma metodologia para a Globo, UNESCO e Unilever no contexto do Criança Esperança, e também para o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), que administra o Museu do Amanhã.

REWIND, REWIND

Se você nos acompanha por aqui é possível que já tenha nos ouvido e lido falar sobre nosso hibridismo metodológico, que refere-se à capacidade da Decah de curar e desenvolver abordagens e artefatos (frameworks) de forma flexível e adaptável, combinando diferentes metodologias e provocações de acordo com o contexto, desafio, perfil dos stakeholders envolvidos e cultura organizacional.

Nosso hibridismo metodológico também se desdobra em formatos de interação. Nos últimos cinco anos, desenvolvemos e aprimoramos técnicas de facilitação e abordagens estratégicas que promovem um ambiente de trabalho colaborativo no online, no presencial, e no mix de ambos. Sempre com o objetivo central de criar soluções compartilhadas, replicáveis e escaláveis e que atendem a demandas de múltiplos stakeholders, trabalhamos sob três premissas:

  • Ter ESG como driver de negócio;
  • Fomentar novos formatos de inovação socioambiental corporativa;
  • Alinhar comunicação e reputação, fazendo do Impacto uma plataforma de diálogo e diferenciação.
Press enter or click to view image in full size

Sprint de Planejamento Estratégico da Campanha de Marketing Integrado para Copa do Mundo de 2022 com abordagem phygital

ORIGEM DAS REFLEXÕES JUNTO A AMBEV

Se você trabalha com marcas, ou simplesmente presta atenção nelas, sabe que o tema das collabs explodiu nos últimos anos. Vimos ótimos exemplos locais e globais, além de aprendizados valiosos sobre o que deve ser evitado.

Pois bem, com o objetivo de estruturar uma estratégia de colaboração robusta e antifrágil, o time de Inovação da AMBEV nos convidou para conduzir um processo de diagnóstico participativo, nivelamento de oportunidades e instrumentalização das áreas envolvidas/convidadas com o intuito de responder à seguinte pergunta:

Como collabs podem ser estratégias potentes de inovação, ganhos de reputação e fontes de aprendizados de negócios através da experimentação em outros segmentos, territórios e públicos?

O projeto estava sendo criado para dar suporte ao portfólio de cervejas da companhia, que gostaria de se aventurar em parcerias institucionais que:

1) Ganho posicional/reputacional;

2) Servir como novas plataformas de negócios e

3) Catalisar inovação socioambiental institucional.

Curadoria de cases de Colabs ao redor do mundo

Ao mergulhar no universo das Colabs, percebemos que as possibilidades de parcerias são infinitas. Porém, foi plenamente possível mapear certos padrões e estratégias comuns à maioria delas.

Press enter or click to view image in full size

Hoje são mais de 300 Colabs analisados e organizados por nós em clusters ou padrões emergentes últimos anos, de acordo com segmento e perfil das marcas e públicos envolvidos

O estudo deu suporte para que equipes AMBEV pudessem entender as estratégias de engajamento, o retorno de reputação e os objetivos de negócios alcançados a partir de:

  • Expansão de territórios e públicos;
  • Sofisticação ou popularização de suas marcas e produtos;
  • Novas funções e usabilidades;
  • Novas abordagens e estratégias de geração de valor para sociedade e resolução de questões socioambientais.

Desenvolvimento e facilitação das sessões de cocriação

Como anfitriões de jornadas de inovação aberta, conectamos e incluímos diferentes perspectivas, expertises e intenções das partes de um sistema. Desta forma, buscamos celebrar a inteligência coletiva e pluralidade de vivências dos participantes e colocando à disposição nossa lente de experiência em moderação e facilitação de workshops estratégicos.

Esse tipo de cuidado foi fundamental em função da amplitude hierárquica dos participantes presentes no processo (de líderes de marcas a trainees recém-chegados) e pela particularidade de cada uma das mais de 20 marcas de cerveja do portfólio envolvidas na jornada.

Ou seja, navegamos por um metaprocesso que permitiu que várias partes estratégicas envolvidas pudessem, por meio de uma jornada teórica prática:

  • Compreender o potencial dos Colabs de forma mais ampla;
  • Nivelar percepções e aprendizados sobre os perfis de cada Colab;
  • Mapear suas eventuais afinidades com os direcionadores estratégicos AMBEV e potenciais desafios de implementação;
  • Priorizar segmentos e marcas do portfólio com mais sinergia para prototipar as experimentações dentro do tema e liderar novos aprendizados e protagonismos dentro do ecossistema;
  • Idear (de forma estruturada e sob uma perspectiva multidisciplinar) as iniciativas com mais potencial de impacto e implementação;
  • Convergir o processo criativo dentro de um Framework Estratégico de Síntese, customizado especialmente para o processo.
Press enter or click to view image in full size

Ordenamento entre perfis das marcas de cervejas Ambev, papel no portfólio, afinidade como os clusters do estudo de Colabs e os Objetivos Gerais de Negócio da organização

Letramento de stakeholders e compartilhamento da metodologia customizada

Como empresa B, associada ao ODS 17, temos como propósito fomentar comportamento colaborativo para catalisar a cultura de inovação. Por isso, parte do nosso compromisso com nossos clientes passa por instrumentalizar agentes de mudança estratégicos. Sejam intraempreendedores, colaboradores ou lideranças empresariais, tomamos como responsabilidade tornar o processo de cocriação reconhecido e validado.

Ao longo do processo com AMBEV, customizamos os frameworks de cada etapa, a fim de torná-los alinhados ao universo estratégico, cultural e ferramental da empresa. A transferência de conhecimento que favorece a replicabilidade do que foi vivenciado no metaprocesso foi realizada por meio do que resolvemos chamar de Manual de DNA de Colabs AMBEV, pois nele dividimos com a corporação todas as instruções, conteúdos de nivelamento,e frameworks para reprodução dos ambientes online que podem vir a dar suporte à sessões de cocriação autônomas num futuro. Desta forma, futuros stakeholders têm em mãos um material que os ajuda a guiar decisões ou projetos nas temáticas abordadas.

Esse tipo de oferta de valor constrói laços e amplia a nossa possibilidade de ajudar outras áreas e desafios dentro de nossos clientes. Logo em seguida à primeira entrega, tivemos a honra de facilitar o Planejamento Estratégico Participativo da maior campanha MKT Integrado da AMBEV para Budweiser na Copa do Mundo de 2022

Collab de impacto para o Criança Esperança: Globo, UNESCO e Unilever/OMO

Em 2019, fomos convidados pela gerência de responsabilidade social da Globo para facilitarmos o Globo Lab CRIESP, dedicado ao Criança Esperança, que teve como desafio criar estratégias de engajamento para sua campanha digital no ano. O laboratório foi realizado em formato de Sprint Criativo e, ao longo de três dias, reuniu 15 comunicadores, estudantes, empreendedores e articuladores sociais, junto a profissionais de diferentes setores da Globo e da UNESCO, para desenhar coletivamente os rumos da divulgação e da mobilização on-line daquela edição.

Press enter or click to view image in full size

Globolab Criança Esperança 2019

Em 2022, fomos chamados novamente, desta vez para conduzir a Jornada de (Re)Inovação do Criança Esperança. Para nós, voltar a um cliente e apoiá-lo em um novo desafio não é apenas um sinal positivo de negócio ou potencial de upselling. É, acima de tudo, uma honra e um reflexo do valor dos nossos diagnósticos integrados e da sagacidade das provocações que colocamos à mesa sempre que nos fazemos presentes.

No segundo projeto com o Criança Esperança, o objetivo foi desenvolver uma bússola de priorização de afinidade para as marcas Unilever do programa Cada Um Faz o Bem, conectando seus posicionamentos associados aos ODS com o CRIESP e os perfis de Colabs mapeados na metodologia Colab 3.0 da Decah.

O maior diferencial do COLAB 3.0 da Decah, em relação a outras formas de definição de collabs, é o cruzamento de metodologias de inovação e impacto, aliado à garantia de uma análise de Impacto Integrado transversal à marca (ou marcas). Ou seja, fundamentamos as decisões sobre quais parcerias serão benéficas a partir de uma ampla análise de posicionamento de impacto, posicionamento de marca, territórios e afinidade.

Press enter or click to view image in full size

Bussola Colab 3.0 que mapeou afinidades entre CRIESP, atributos de marcas Globo com portfolio OMO + Unilever

Para nós, foi uma honra poder fazer parte, mais uma vez, da trajetória de uma dos maiores projetos de responsabilidade social e ESG do país que, desde 1985, em parceria com a UNESCO, já arrecadou mais de R$460 milhões de doações, destinadas a mais de 6 mil iniciativas sociais, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo território brasileiro.

“O processo conduzido por vocês foi impecável e recebi elogios de várias pessoas participantes diferentes! Esse processo nos ajudou bastante na construção do produto pois ele nos permitiu abrir o leque de opções tão vasto que temos aqui no grupo e quando apresentamos ao cliente a sensação foi total de pertencimento, especialmente para aqueles que participaram.”

Ariana Romano, Executiva de Negócios da Globo.

Press enter or click to view image in full size

Carta de Recomendação da Unesco, uma das maiores conquistas da nossa primeira década de existência

Tal versatilidade e domínio metodológico nos capacita a aplicar nossas abordagens e frameworks estratégicos em múltiplos contextos e modalidades pedagógicas. Nossa metodologia COLAB 3.0 demonstra sua potência tanto em Jornadas de Consultoria extensas, como nos casos mencionados anteriormente, quanto em formatos mais focalizados e pontuais, a exemplo do convite estratégico que recebemos do IDG.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO _ DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS E PARCERIA DO IDG

O IDG é uma instituição renomada que, há mais de 20 anos, atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências. Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, o Instituto implementa e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é responsável pela gestão operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e até o final de 2025 inaugura em plena COP30 o Museu das Amazônias, em Belém.

Press enter or click to view image in full size

Nesse contexto, fomos chamados para ampliar o coeficiente de colaboração da equipe, ao final de três dias de imersão interna que contou com especialistas e gestores dos aparelhos culturais da instituição. Trouxemos elementos da nossa metodologia para apoiar a equipe na reflexão sobre:

  • Atributos de marca do IDG e de seu portfólio, bem como a possibilidade de associação com outras marcas patrocinadoras e parceiras,
  • Categorizar a qualidade do relacionamento com as marcas que já possuem vínculo;
  • Pensar em possibilidades de customização da proposta de valor, gestão de evidências e contrapartidas para atrair mais marcas parceiras;
  • Idear, por meio de metodologia de brainstorming estruturado: fidelização de atuais apoiadores, diversificação de fontes, inovação em formatos de patrocínio, tendências e novos mercados, expansão para novas marcas, experiência e engajamento do público, posicionamento estratégico e dados e métricas de impacto;
  • Além de entender como uma abordagem de SROI customizada para o IDG pode ajudá-los a renovar protagonismo, compreender necessidades setoriais e serem ainda mais reconhecidos como parceiros na implementação de objetivos de ISP e ESG das marcas patrocinadoras e apoiadoras.
Press enter or click to view image in full size

Foto de encerramento do Plan Estratégico

Dos aprendizados com a Ambev, Globo, UNESCO, Unilever e IDG, consolidamos uma metodologia híbrida, flexível e replicável, que conecta posicionamento de marca, métricas de impacto e inteligência coletiva nos mais diversos setores.

O COLAB 3.0 nasce como prática de colaboração capaz de ampliar horizontes, fortalecer parcerias e transformar impacto em reputação e inovação. Se a sua organização busca explorar o poder estratégico das collabs, o convite está aberto para se conectar conosco e descobrir até onde essa jornada pode levar.

Link para o artigo original COLAB3.0

Link para o artigo original Jornada de (Re)Inovação Criesp

--

--

Vinicius De Paula Machado
Vinicius De Paula Machado

Written by Vinicius De Paula Machado

Empreendedor social, sócio fundador da Decah uma empresa B que fomenta comportamento colaborativo para catalisar cultura de inovação social

No responses yet