O caminho se faz ao caminhar…

Vinicius De Paula Machado
10 min readJul 20, 2021

--

Meta processo da Jornada Formativa Multiplicadores B 2021

Comprometidos com a Jornada de Impacto B desde 2015

Como vários de vocês sabem a Decah é uma empresa B certificada desde 2015 (com 82,2 pontos no B Impact Assessment — BIA) e tivemos nossa 1ª recertificação em 2018, com a ampliação da pontuação total para 93,7.

Essa melhoria nos fez ser premiados na Categoria Changemakers da edição de 2019 do Best For The World (BFTW), iniciativa do B Lab que reconhece 5% das Empresas B re-certificadas que melhoraram em todos as áreas de Avaliação de Impacto B: funcionários, comunidade, clientes, meio ambiente e/ou governança.

Renovação de Votos com a Comunidade B após a 1ª re certificação

Após a 1ª recertificação passamos a nos assumir cada vez mais como protagonistas e co-responsáveis em auxiliar o desenvolvimento do ecossistema B: A) nos engajando Círculo de Empresas B certificadas da Comunidade B Rio; B) participando de encontros nacionais de líderes B; C) ampliando conexões em eventos internacionais, como o Encuentro+B em Mendoza, em 2019; D) atendendo chamados abertos de necessidades de suporte do próprio Sistema B e E) Passamos a integrar o núcleo de empresas B do Rio, responsáveis por co-realizar a segunda edição do Rio+B.

Atendendo ao chamado do querido Pedro Telles, quando ele estava na co-gestão da CBRJ, pudemos contribuir:

  • No modelo de governança do círculo de Multiplicadores B RJ e sua organização na missão de disseminar princípios e práticas B
  • Construção do racional de seleção e tomada de decisão sobre a renovação do Conselho Consultivo da Comunidade B Rio (que inclusive gerou nosso 1o E-book Renovação Conselho B Rio e Gestão Multiplicadores)
  • No planejamento estratégico participativo da Comunidade B Rio de 2020
Encontros facilitados pela Decah com os círculos de Empresários e Multiplicadores B Rio

Do suporte regional para a articulação ecossistêmica nacional

Uma nova fase começou como fruto das nossas atitudes, tanto de termos sido os únicos a responder os chamados abertos da Comunidade B Rio, quanto pela qualidade de nossas provocações e entrega, fomos convidados para um desafio especial e desafiador: a condução do Diagnóstico Participativo sobre a Proposta de Valor do Sistema B Brasil.

O processo realizado no primeiro ano da pandemia do Coronavírus, teve a duração de 8 meses em 3 fases (quantitativa, qualitativa e cocriativa) e teve como objetivo principal ajudar o SBB a compreender a sua vocação e necessidade de entrega de valor para as mais de 210 empresas B certificadas no país.

Esse processo é um marco na governança do Sistema B Brasil, marcando uma fase de maior abertura para uma forma mais horizontal, participativa e em rede. Esses atributos e práticas tem sido a principal característica da gestão da Francine Lemos, por quem temos uma admiração profunda.

Mural de registro da fase quantitativa do Diagnóstico Participativo Sistema B Brasil 2020

Depois das Empresas B, em 2021 o foco é articular e instrumentalizar os Multiplicadores B nacionalmente

Agora, em 2021, estamos dando continuidade a parceria e o desenvolvimento das frentes estratégicas previamente mapeadas no Diagnóstico Participativo sobre a Proposta de valor do Sistema B Brasil.

Proativamente oferecemos uma sugestão de atualização e reforço do currículo formativo dos Multiplicadores B em conjunto com a gestora do Programa, Débora Rocha, com quem já tivemos o prazer de conhecer no processo de formação dos novos representantes do Nossas Cidades (projeto de expansão das frentes de engajamento político de MeuRio e MinhaSampa) no qual fomos contratados ainda como Carioteca (nosso primeiro nome).

Tal provocação foi prontamente apoiada pela Márcia Silveira, então Diretora de Comunicação, Comunidades e Articulação no Sistema B Brasil (saudades ❤) que junto com a Fran, entenderam a importância do papel dos Multiplicadores B e o cuidado que merecem.

Pluralidade de vocações para uma jornada formativa mais integral

Acreditamos que os Multiplicadores são o tecido conjuntivo do ecossistema B, ou seja, como células diversas no sistema, possuem vocações diferentes e realizam múltiplas ações em diversas frentes. Visualizamos que esses agentes são pessoas altamente apaixonadas pelas causas, valores, práticas empresariais e articulações do Movimento.

Por isso, a nova Jornada Formativa foi concebida com múltiplos olhares e percepções de partes estratégicas envolvidas. Assim, a contribuição da Decah para o processo contribuiu com sugestões de melhorias puderam aprender e honrar o passado — já que outras versões deste Programa foram realizadas entre 2017 e 2020-, dar atenção às necessidades do presente e semear boas possibilidades de futuro para essa Comunidade de Prática de Impacto Positivo.

Nos últimos anos, na Decah, temos nos especializado no que chamamos de Design com Ecossistema no Centro do Processo (Ecosystem Centered Design) e buscamos seguir o mais coerente possível com as provocações e acolhimentos das partes e inteligências envolvidas.

Somos devotos da inteligência coletiva e à ela nos colocamos a serviço.

Etapas de Desenvolvimento do Currículo Criativo da Jornada

  1. Honrar o passado — Sessão de feedbacks com os multiplicadores antigos

Para colhermos aprendizados e necessidades de suporte, chamamos a rede de Multiplicadores B com objetivo de ampliar a visão, e honrar as histórias e momentos do passado.

Realizamos 1 encontro de diagnóstico e mapeamento de sugestões de melhorias para as próximas turmas, onde adaptamos a metodologia do Aquário (Fishbowl Methodology) para o ambiente online, criando um framework com as fotos dos participantes e convidando-os para conversas importantes sobre a temática.

Aquário Digital cocriado em parceria com a Céu Azul Facilitação

Em um segundo momento, trabalhamos a perspectiva do legado intergeracional dos Multiplicadores utilizando a analogia da árvore, como simbologia para honrar as raízes destas histórias dos 1º Multiplicadores, e para germinarem novos frutos a respeito das futuras vocações desejadas / estimuladas no novo processo.

Framework cocriado em parceria com a Céu Azul Facilitação

2. Acolher o Presente — Sessões de dúvidas e mapeamento de necessidades dos novos interessados em se tornarem multiplicadores

Após o encontro com os Multiplicadores “mais antigos”, tivemos sessões de escuta ativa com os interessados para mapeamento de necessidades dos novos interessados no Programa de Multiplicadores B, onde estiveram presentes mais de 50 pessoas.

Clusterização de dúvidas no Miro

3. Semeando futuros desejáveis:Co-criação do Currículo através da metodologia da Kaos Pilot:

Framework Kaospilot para cocriação de currículos criativos e experiências educacionais

Realizamos dois workshops internos com equipe de todas as áreas do Sistema B Brasil, para alinhamento de visão sobre o papel dos Multiplicadores e da Jornada Formativa (perspectiva interna), dentre as ações, fizemos:

  • Mapeamento de vocações desejadas / incentivadas no Programa de Multiplicadores B
  • Alinhamento de ofertas e necessidades das áreas do Sistema B para os Multiplicadores em suas agendas, produtos e oportunidades de projetos.
  • Co-curadoria de temas, conteúdos, cases, frentes de atuação e ecossistemas de impacto para enriquecer a grade curricular da jornada
  • Definição de habilidades, competências e comportamentos desejados.
  • Critérios de inclusão, diversificação e representatividade territorial dentro do processo seletivo dos participantes.

Além disso, ao longo da cocriação do currículo, a análise dos diversos perfis de interessados nos ajudaram a enriquecer a grade curricular da jornada a fim de estimular o desenvolvimento de soft skills e públicos diversos.

Sessão de co criação interna com equipe do Sistema B Brasil

Entendemos que a atuação do/a Multiplicador/a é plural e multifacetada. E por isso nesta jornada formativa queremos desenvolver as vocações abaixo:

FOMENTADOR: Atua ou quer atuar como investidor, fomentador, incubador, acelerador de negócios de impacto / start-ups.

CONECTOR/A DE REDE: Tem como vocação conectar e integrar membros e instituições em prol de demandas sistêmicas.

PROFESSOR/A: Tem vocação para difundir conteúdos no ambiente acadêmico, e sistematizar conhecimentos e práticas do Movimento B.

PALESTRANTE: Perfil com vocação de difundir valores, práticas, cases e ferramentas do Sistema B através de palestras, entrevistas, e participações em eventos.

EM TRANSIÇÃO: Pessoa em processo de amadurecimento de vocações e interessada em adquirir experiência por meio de laboratórios.

ESTRATEGISTA DE IMPACTO: Profissional com vocação consultiva com interesse de ajudar empresas a desenharem e implementarem estratégias de impacto positivo.

Vocações desejadas / mapeadas dos multiplicadores B nessa nova jornada formativa

Essas vocações não são exclusivas e excludentes entre si. Diante da experiência que os Multiplicadores B trazem, podemos visualizar que a expressão dessas vocações acontece de forma articulada. Portanto, ao longo da Jornada Formativa, estímulos diversos são previstos para que todas as pessoas participantes possam desenvolvê-las.

Um primeiro convite a essa experimentação foi o vídeo para inscrição no processo seletivo para participação na turma de 2021. Como agentes de mudança, gravar uma mensagem é uma grande oportunidade de sistematizar uma narrativa que conecte propósito e razão para ser escolhido como alguém que vai trilhar o percurso formativo com pessoas de todo o Brasil.

Apresentação dos arcos da Jornada

Arcos de ensino aprendizagem da Kaospilot

Desde a primeira reunião até o início da jornada, reforçamos o tempo todo que a Jornada Formativa é o primeiro passo da caminhada no Movimento B.

Ser um Multiplicador B não é uma posição, não é um badge ou título, algo que se conquista, mas sim uma direção. É ter a atitude de um agente de mudança que busca por coerência pessoal e profissional, por meio uma jornada de desenvolvimento contínua no universo de impacto e responsabilidade socioambiental corporativa.

Considerando que é preciso adquirir conhecimentos e ter espaço para praticar conceitos que embasam novos comportamentos, co-criamos a jornada com 2 principais momentos:

  1. Nivelamento conceitual e compartilhamento de contexto sobre impacto (etapas 1 a 4) — aulas com participações especiais de líderes intelectuais do Sistema B, áreas do SBB e convidados especiais, para falarem sobre:

Novas economias e o Movimento B — Apresentar como o Movimento B contribui na construção de novas economias e sua atuação em rede.

Estruturas e Estratégias — Reconhecer a estrutura do SB e compreender a relação dos múltiplos stakeholders no ecossistema

Práticas e Impacto B — Tangibilizar a mensuração do impacto apresentando as ferramentas e programas autorais e referências de mercado

Protagonismo — Colocar em prática o conteúdo adquirido até o momento compreendendo contornos da atuação do/a Multiplicador/a (cultura, valores rituais, posturas, etc).

Empreendedorismo na Rede B

2. Laboratório de Cocriação de estratégias de impacto

Os workshops que compõem o Laboratório são um formato prático para aprofundamento nos cinco pilares da medição de impacto do BIA (B Impact Assessment) e ter experiência no desenvolvimento de estratégias de impacto e relacionamento com empresas e empreendedores da rede.

A aproximação dos participantes do Programa de Multiplicadores 2021 com empresas que desejam aprimorar estratégias de impacto, abre oportunidades de cocriação de caminhos de aprimoramento e coerência socioambiental para ambas as partes envolvidas.

Aqui a Decah soma ao conhecimento autoral do Sistema B, nossa lente de geração de impacto socioambiental, através da moderação e facilitação de workshops estratégicos, para que procedimentos e práticas corporativas possam evoluir da forma mais eficiente, produtiva e positiva possível.

Em função do nosso hibridismo metodológico, apresentaremos ferramentas, frameworks e canvas como ferramentas utilizadas para dar mais clareza às percepções, padrões e intenções ao longo do processo cocriativo de estratégias de impacto.

Teaser de alguns dos frameworks que serão utilizados nos workshops

Strateegia como reforço, repositório e análise de desenvolvimento dos Multiplicadores B na Jornada.

Em março deste ano, fizemos um post compartilhando aprendizados de Um ano do Toolkit de Metodologias de Facilitação Digital Decah. Tal artigo gerou uma aproximação com uma das lideranças intelectuais brasileiras que mais admiramos e que sempre nos foi fonte de inspiração: Silvio Meira — Cientista-Chefe na The Digital Strategy Company, Professor Extraordinário, CESAR.school e co fundador do Porto Digital de Recife.

Junto com seu sócio André Neves, nos apresentou a plataforma Strateegia. Logo de cara percebemos inúmeras possibilidades de sinergia entre nossa expertise na facilitação de experiências cocriativas síncronas, com as deles, que tem uma infinidade de atributos e funcionalidades para colaboração assíncrona dos participantes.

1o encontro TDS Company + Decah para apresentação do Strateegia

Em função destas sincronicidades, a Decah fechou uma parceria com Strategia trazendo a plataforma para nossas principais jornadas e soluções de impacto e inovação socioambiental corporativa (Colabs 3.0, Teorias da Mudança e Jornada de Fortalecimento Resp Socioambiental Corp / ESG, Jornada Formativa Multiplicadores B).

Tivemos encontros de treinamento com a equipe técnica da TDS para fazer o onboarding da equipe Decah na plataforma,para compreender o melhor uso da ferramenta, e em tempo recorde, conseguimos ter ao longo desta semana (20/07/2021) a inscrição na plataforma de mais de 100 novos multiplicadores B em formação.

O uso do Strateegia na Jornada Formativa de Multiplicadores B é a cereja do bolo para ancorar e organizar todas as informações, co-curadoria de conteúdos, trocas de conhecimento e compartilhamento de experiências para geração de estratégias de impacto.

Primeiros kits / ferramentas criados no Strateegia para a Jornada de Multiplicadores B

Deixamos aqui nosso agradecimento especial a Virginia Heimann, Leonardo Manga, Vanessa Freitas e nosso habilitador paciente e sagaz Farley Milano.

Sessões e capacitação Decah com habilitadores TDS

Desejamos a todos os envolvidos uma jornada de desenvolvimento maravilhosa, sempre pautada pela Ética do Cuidado, onde cada um possa cuidar de si, dos outros e do nosso planeta.

Caminhos que se cruzam enredados pelos afetos, sonhos e compromissos.

O caminho é a própria cura

Amon Costa, Luísa Diebold e Marcos Salles e Débora Rocha, seguimos no flow ❤

Se for para ser que seja épico…
Foi épico link para parte 2 do artigo

--

--

Vinicius De Paula Machado

Empreendedor social, sócio fundador da Decah uma empresa B que fomenta comportamento colaborativo para catalisar cultura de inovação social