Retrospectiva 2021
Um ano intenso de reconfirmação de propósitos e experimentações em novas formas de gerar impacto sistêmico.
PROPÓSITO DECAH
O nome Decah vem do sólido platônico Dodecaedro (dodecahedron, em inglês). O quinto sólido platônico representa o éter (aither) que Platão observou e postulou: “…Deus usou este elemento para organizar as constelações no céu inteiro”.
Nosso chamado, espírito ou propósito é atuarmos na geração de impacto sistêmico, é a materialização/cocriação de novas realidades, relações e instituições mais adaptáveis, justas, equânimes e regenerativas.
Por isso, estimulamos comportamentos colaborativos para catalisar cultura de inovação social e responsabilidade socioambiental corporativa e governamental, instrumentalizando agentes de mudança, lideranças empresariais, equipes multidisciplinares e marcas na construção dessas estratégias.
Nossos planos sempre foram vivenciar e manifestar uma cultura de impacto mais colaborativa e democrática no que diz respeito ao acesso a metodologias, ferramentas, experiências, abordagens e estratégias de engajamento para esse fim. A trajetória nos deu a humildade para compreender que nenhuma pessoa, instituição, metodologia ou interpretação autoral tem a capacidade de resolver problemas complexos sozinhos.
Nessa jornada, adquirimos vivência e experiência em desenvolvimento de redes e ecossistemas de impacto para cocriarmos novas conexões, formatos associativos e arranjos produtivos, que habilitem maior geração de valor sistêmico para as marcas e a sociedade, sempre colocando as partes estratégicas no centro do processo.
Nossa principal inspiração é o ODS 17, pois é somente através de novas parcerias, articulações e colaborações (inclusive com quem a princípio parecemos não ter afinidade) que, de fato, elevaremos nossa capacidade de construção coletiva.
COMO FAZEMOS…
“Quando não sei quem eu sou, eu sirvo você.
Quando sei quem eu sou, eu sou você…”
Hanuman
Somos devotos da inteligência coletiva e a ela nosso olhar estratégico se coloca a serviço.
Como anfitriões de jornadas de inovação aberta, conectamos e incluímos diferentes perspectivas, expertises e intenções das partes de um sistema, sempre buscando celebrar a pluralidade de vivências dos participantes, colocando à disposição nossa lente de experiência em moderação e facilitação de workshops estratégicos, para que o desafio de abordagens, procedimentos e práticas híbridas de trabalho possam evoluir da forma mais eficiente, produtiva e acolhedora possível.
Por isso, apostamos no Design com Ecossistema no Centro do Processo (Ecosystem Centered Design) e buscamos seguir a maior coerência possível com as provocações e acolhimentos das partes e inteligências envolvidas.
Em função do nosso hibridismo metodológico, atualmente curamos e desenvolvemos nossa sugestão de abordagem de acordo com o desafio proposto pelo cliente, os stakeholders envolvidos e o esforço necessário para conceber a cocriação da solução.O objetivo é torná-las alinhadas ao universo estratégico, cultural e ferramental do cliente/parceiro, potencializando, assim, a transferência de conhecimento que favorece a replicabilidade do que foi vivenciado.
Seguindo a linha do Metaprocesso, compartilhamos no (que resolvemos chamar de) Manual de Replicabilidade Metodológica as instruções, conteúdos de nivelamento, elementos gráficos e frameworks para reprodução dos ambientes online que podem vir a dar suporte à sessões de co criação autônomas num futuro.
COM / PARA QUEM
O perfil de instituições que queremos ter por perto, como clientes e parceiros, é o de empresas que estejam dispostas a se mobilizar para projetos de ESG e se envolver em aprendizados sistêmicos, com suas cadeias de valor e redes de stakeholders, pois essas não só serão mais resilientes nas próximas crises como terão suas reputações elevadas a outros patamares de reconhecimento, valor de marca e percepção de valor compartilhado gerado.
Desenhar e facilitar a aproximação de partes interessadas (stakeholders) com instituições e marcas que desejem aprimorar estratégias de impacto abre oportunidades de cocriação e caminhos de aprimoramento e coerência socioambiental para todos, otimiza investimentos em agendas e fomentos convergentes e potencializa e aproxima redes e ecossistemas com afinidade temática ou de propósito, amplificando os resultados de suas iniciativas e negócios.
O QUE FIZEMOS EM 2021
AMBEV — Jornada de Inovação do Portfólio de Cervejas — Colab 3.0
Concebemos e desenvolvemos uma jornada de inovação aberta através de workshops digitais para a Diretoria de Inovação e líderes de marca, com o objetivo de alinhar os novos direcionadores de Colabs para o portfólio de cervejas.
Integramos as áreas envolvidas, estimulando uma cultura de cocriação e nivelamento estratégico sobre Colabs, através de um processo online totalmente customizado, o que permitiu com que os workshops ocorressem com o máximo de segurança e agilidade em um período tão desafiador dentro da pandemia.
Para saber mais sobre o projeto
África + Marisa
Desenvolvemos um Sprint Estratégico com o objetivo de gerar insumos para auxiliar no alinhamento de direcionadores relacionados a: A) Nivelar a visão macro da marca com roadmap de implementação das frentes estratégicas, B) Atributos da marca, C) Desafios de correlação entre comunicação com os territórios estratégicos, D) Problematização sobre a coerência de posicionamento e prática entre linhas editoriais e E) Eventual correlação com o Roadmap de desenvolvimento de features/soluções digitais.
Tudo isso, sempre buscando promover a integração de áreas envolvidas de Marisa e África e estimulando uma cultura de cocriação ao longo do processo.
Convenções Grupo Boticário — O Boticário e QDB
Em junho, na Convenção de O Boticário, oferecemos um processo de Meta Facilitação, capacitando e instrumentalizando os líderes do temas estratégicos a facilitarem 16 temas estratégicos em 4 horários num mesmo dia, totalizando um total de 64 sessões.
Já na Convenção de QDB, além de curarmos frameworks e ajudarmos a lapidar as perguntas geradoras para se tornarem ainda mais estimulantes e estratégicas para os envolvidos, também entramos em campo e facilitamos 5 temas estratégicos, em um total de 10 sessões de diálogo e diagnóstico participativo junto aos representantes das franquias.
Para saber mais sobre o projeto
Jornada Formativa Multiplicadores B
Dando continuidade à parceria e ao desenvolvimento das frentes estratégicas previamente mapeadas no Diagnóstico Participativo sobre a Proposta de valor do Sistema B Brasil de 2020, proativamente oferecemos uma sugestão de atualização e reforço do currículo formativo dos Multiplicadores B. Nosso foco foi a condução de uma Jornada de Inovação Aberta para instrumentalização e construção de conhecimento comum ao grupo, através dos conteúdos estratégicos do Universo B / ESG.
“O programa estava defasado, com pessoas insatisfeitas e desengajadas. O processo não apenas garantiu — ao final da jornada — um alto nível de engajamento da rede, mas trouxe conteúdos, metodologias e processos que nos permitiu levar as pessoas a um novo patamar de compreensão do BIA e da geração de impacto.
Posso dizer que foi um marco na história do Sistema B e, mais uma vez, a parceria foi fundamental para a transformação da nossa rede em direção a um ecossistema colaborativo e, principalmente, orientado a pessoas.
Francine Lemos”
Diretora Executiva do Sistema B Brasil
Para saber mais sobre o projeto: 1) Preparação 2) Aprendizados
ClearSale
Consultoria com o objetivo de instrumentalizar líderes, transferir metodologias e organizar o processo para alcançar coerência socioambiental corporativa que habilita a recertificação da primeira empresa B brasileira a abrir capital.
Desenhamos uma metodologia que permitiu investigar famílias de boas práticas presentes no BIA de acordo com a realidade da empresa, além da integração das áreas envolvidas e estimulando uma cultura de cocriação de estratégias de impacto relacionadas aos temas de ESG ao longo do processo.
Planejamento estratégico participativo MTT Chile
Em uma parceria com a GIZ e a empresa B chilena Plataforma Áurea, ajudamos no planejamento estratégico participativo do Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile para auxiliar no Plano Nacional de Longo Prazo para Mobilidade Urbana Sustentável.
Desenhamos um Planejamento estratégico que permitiu auxiliar na revisão dos planos anteriores e formular seus devidos ajustes às necessidades atuais do MTT e uma gerar maior integração das equipes e áreas/stakeholders envolvidos na criação de uma visão sistêmica dos resultados esperados com a NUMP, além da construção de um roadmap com o objetivo de facilitar a compreensão e articulação entre as iniciativas priorizadas e a identificação da estratégia de impacto ao longo do tempo para 2021 (término da cooperação com EUROCLIMA+) e pós-2021.
Laguna F.C.
Diferente de tudo que já havíamos vivenciado, no meio de 2021 chegou para nós um briefing para revolucionar uma das indústrias mais obscuras do Brasil: a do futebol. A ideia era aproveitar uma oportunidade única, integrando os interesses compartilhados de uma cidade, uma universidade e um time de futebol, todos olhando para um mesmo objetivo: criar um novo polo de desenvolvimento de inovação e tecnologia do esporte, tendo como princípios éticos a gestão de práticas socioambientais, além de estruturar um plano de negócios e captação de investimentos. Em outras palavras, construir o primeiro “time B” do mundo. Baita desafio.
Numa parceria com a Zebu, desenvolvemos um pacote de entregas que tratavam desde uma visão estratégica do projeto, proposta de valor, construção do ecossistema de impacto até as suas expressões de marca e identidade.
O FUTURO É HÍBRIDO
Com a reintrodução de experiências co criativas e encontros estratégicos presenciais, a Decah assume um retorno com novos protocolos e o melhor dos aprendizados das duas abordagens. Ela nos ajudou a colocar à disposição reflexões profundas e existenciais sobre como aplicar a nossa experiência em facilitação e cocriação de forma híbrida, através de abordagens inovadoras, eficientes e humanizadas.
A humanização da troca presencial somada à agilidade no processamento e análise de informações em ambientes online customizados potencializa os resultados dos encontros e jornadas de inovação aberta.
Com os compromissos e práticas de sustentabilidade, somos signatários do Net Zero 2030 junto a mais de 1000 outras empresas B no mundo todo e por isso estamos em processo de:
- Redução considerável de grandes deslocamentos, principalmente com viagens de carro e avião de nossas equipes e dos participantes.
- Curadoria de materiais dos workshops, trazendo opções ao excessivo consumo de insumos, como post-its que não são recicláveis.
O QUE FAREMOS EM 2022
1- Registro internacional das JOIAS — Jornadas de Impacto e Aprimoramento Socioambiental — uma metodologia que investiga mais de 100 frentes estratégicas, associadas a 20 diferentes temas socioambientais, gerando conteúdos diversos e incentivando a cocriação de projetos de melhoria de cultura organizacional e estratégias de impacto.
2- Atualização da metodologia JOIAS, incluindo também conteúdos do GRI (Global Reporting Initiative).
3- Construção de novas jornadas de estratégias ESG para grupos empresariais, em parceria com a Pares, e outra com foco em colabs relacionados a causas socioambientais, em parceria com a Yunus Negócios Sociais.
4- Lançamento de uma comunidade de prática com foco em instrumentalizar e capacitar estrategistas de impacto como agentes de mudança.
5- Ampliação da parceria com o Strateegia da TDS Company para potencializar ainda mais a colaboração assíncrona de nossos projetos, a exemplo do que realizamos na jornada formativa de Multiplicadores B.
6- Lançamento de frameworks gratuitos Decah no Miroverse, que é o repositório de métodos e frameworks do Miro.
DÉCADA DA REGENERAÇÃO
Estamos na década da Regeneração. Faltam menos de 120 meses para alcançarmos as metas da Agenda 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo a ONU, são “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.”
Queremos ser parte cada vez mais atuante desta jornada tão relevante para a sociedade, os negócios e o mundo. Por isso, a Decah se coloca à disposição de parceiros e clientes para ajudá-los a pensar e vivenciar estratégias de impacto de forma mais integrada com seus objetivos de negócios, com valores cocriativos e colocando o ecossistema de stakeholders no centro do processo.
Em meio à uma crise de curadoria e ode à autoria, apostamos na abertura radical e compartilhamento. Mantemos o nosso compromisso de disseminar cada vez mais aprendizados e metodologias para fortalecer e capacitar lideranças nas habilidades e ferramentas necessárias para maior geração de impacto sistêmico.
Sempre em frente.
Desejamos boas festas e um 2022 com saúde, coerência e impacto positivo.